43

Desespero!!! - O que é Hérnia, Hidrocele, Cisto de Cordão e Epidídimo (Inchaço Virilha e Testículo)?



Sumi um pouco nestes últimos dias. Estas duas semanas não foram nada fácies, na verdade, foram bem estressantes. Vou contar o meu drama que graças a Deus já estou mais tranqüila, embora quase escrevi um livro neste post. Preparem-se para ler.

Tenho que compartilhar isso com vocês, porque sei que hoje a internet é tudo e no meu momento de desespero não achei nada na internet, quer dizer só achava tragédia. Então é uma forma de ajudar as pessoas, certo?!

Há umas 2 semanas, surgiu um inchaço na virilha do Flavio que num primeiro momento nem percebi (o meu esposo que viu). Achei que tinha batido em algum lugar e não liguei muito, embora o pai estava super preocupado.

Vimos este inchado numa quinta-feira (19/05), achamos que ia sumir, mas nada aconteceu. Na segunda (23/05), ele tinha pediatra e como pensei que não era nada grave, ela podia diagnosticar neste dia.

A médica olhou e falou:

- Esta não é a minha especialidade, mas pelo que estou observando é hérnia.

Até aí tranqüilo, porque sei que hérnia é algo bem comum, principalmente nos meninos. Mas, aí ela olhou de novo e falou:

- Priscila, não é para procurar médico (Cirurgião Pediatra) esta semana. É amanhã!!!

Neste momento fiquei super nervosa, porque ela viu a gravidade e realmente o que era um pequeno inchaço, virou um mega inchaço. Vocês não tem idéia!

Estava enorme. O inchaço que estava na virilha (algo bem pequeno), foi descendo para o saquinho dele, ou seja, tomou toda a virilha e o saquinho.

No mesmo dia (20h – que foi a hora que sai da pediatra), comecei a ligar nos consultórios para marcar consulta, mas devido ao horário foi bem difícil e ainda teria que ser um encaixe. No dia seguinte, consegui marcar uma médica no meio da tarde, mas como estava de emprego novo não poderia me ausentar. Neste momento que entra a modernidade de hoje em dia, ou seja, o pai iria sozinho com ele ao médico. Não pensem que sou negligente, porque não sou. Mas, se coloquem no meu lugar, não tinha nem 15 dias de empresa e já pedirei para faltar?! Então, o pai foi sozinho, mas o meu coração ficou super aflito. 

A médica olhou e falou que era cisto de cordão e que precisava fazer alguns exames, pois o caso era cirúrgico. O que não gostei é que no mundo de hoje, a médica ficou questionando a minha presença que parecia que eu era aquelas mães que nem ligam para os filhos, o que não é verdade.

Comecei a pesquisar a respeito de cisto de cordão na internet, o que nem devia ter feito, porque li coisas ridículas, por exemplo, a cirurgia só era indicada caso a pessoa já tivesse filhos, pois poderia afetar a fertilidade. Fiquei desesperada!!! Muuuuuiiiiittttttttoooooo desesperada!!! Não conseguia me concentrar, rezava e pedia para que tudo desse certo. Quanto mais você lê na internet, mais quer ler.

Fizemos os exames (ultrassom inguinal e testicular com Doppler colorido e exames de sangue) no final de semana, porque não tinha praticamente nenhuma data disponível para realizar o exame de ultrassom. Todas as clínicas só tinham disponibilidade para o dia 15, isso porque eu liguei em umas 10 e cada vez mais desesperada, porque não sabia o que era direito. Finalmente, na última tentativa consegui marcar o ultrassom, mas era no meio da tarde de novo, então entra o papai de novo. Mais uma vez não estava presente, estava trabalhando e não parava de pensar no meu pequenino.

O médico do ultrassom informou que era um cisto de epidídimo e que o cisto já estava grande, ia da virilha até o saquinho dele. ENORME!!!

No decorrer de tudo isso, liguei para a médica que tinha atendido o Flavio, mas acho q não queria que ninguém ligasse pra ela, porque foi grossa comigo. Falou que não estava entendendo, porque estava nervosa. Foi aí que fiquei mais nervosa e resolvemos que esta não seria a médica ideal para operar o meu filhote.

Passamos o final de semana inteiro estressados, porque não sabíamos ao certo o que o Flavio tinha. Ninguém explicava direito, não achávamos nada na internet.

Como o Flavio já tinha ido a dois cirurgiões quando era bebê (só para verificar a fimose e uma hérnia no umbigo). Achei melhor procurá-los e na segunda (30/05), fomos lá. Fiquei com uma dor de cabeça o dia todo, aflita e com os olhos cheios de lágrima.

O médico nos recebeu super bem (desta vez eu fui, consegui agendar às 19h). Logo, o pai já foi falando tudo que tinha acontecido e já estávamos com todos os exames. O médico falou que não adiantava olhar os exames, porque o diagnóstico deve ser físico mesmo (depois olhou os exames, porque são necessários em caso de cirurgia);

Com o maior cuidado do mundo foi examíná-lo e diagnosticou: HIDROCELE! Nós não entendemos nada e cada médico fala uma coisa, embora com a maior paciência do mundo explicou tudo direitinho, e é isso  que tentarei explicar pra vocês (não sou médica, ok?!).

Como a cirurgia já aconteceu, clique aqui para saber como foi o pré e pós operatório.


O que é? - Hidrocele / Cisto de Cordão / Epidídimo / Hérnia

Hidrocele é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e envolvendo o testículo, ou seja, é como se fosse uma hérnia. 
Hérnia é ocasionada quando a parede abdominal não é fechada (durante a gestação, normalmente até o 7º mês de gravidez), e com qualquer esforço, choro, etc, o líquido se manifesta bem próximo a virilha e já pode ser diagnosticado logo bebê.
Já a hidrocele é uma hérnia, ou seja, a parede abdominal está aberta, mas o líquido apresentou-se perto do escroto, ou seja, mais pra baixo.
Ele explicou que hidrocele, hérnia, cisto de cordão e epidídimo, é tudo a mesma coisa, ou seja, só muda a localização na qual o líquido foi formado.

Como surgiu? - Hidrocele / Cisto de Cordão / Epidídimo / Hérnia

É de nascença mesmo e o único tratamento é a cirurgia. Ficamos mais de 50 minutos no consultório e ele fez diversos desenhos pra explicar. A hidrocele pode ter se manifestado só agora, por causa (talvez) de mto esforço, gripe, inflamação, etc.

Um dado importante é que a manifestação da hidrocele foi do lado esquerdo, mas o médico falou que tem que operar os dois lados, pois o outro lado também está aberto (conforme exame físico) e pode ser que o líquido se manifeste também, ou seja, ele irá operar os dois lados da virilha.

Cirurgia e Pós Operatório - Hidrocele / Cisto de Cordão / Epidídimo / Hérnia

Marcamos a cirurgia para 18/06 (sábado). O melhor de tudo é que ele interna de manhã e sai a tarde/noite.

Ele tomará a anestesia geral e para aproveitar, vamos fazer a cirurgia de hérnia no umbigo (por isso, que o umbigo dele é aberto e todo mundo falava que era porque não tinha colocado moeda e faixa nele, coisas de antigamente) e fimose. Assim, já resolvemos tudo de uma só vez. Mesmo assim, sairá do hospital andando, talvez o que incomode um pouco será a fimose, pois a sensibilidade aumentará, mas nada de dor. Tadinho, mas é melhor já resolver tudo. Fará um corte de cada lado da virilha, no umbigo e a fimose.

O pós operatório é tranqüilo e os pontos serão de plástica (não precisa tirar), igual as cesáreas de hoje. ?Colocará uma fita (curativo) e não precisará trocar, tomará banho normal e depois de 4 dias volta ao médico e para tirar o curativo. Somente a fimose, pelo que entendi, os pontos cairão sozinhos. O único cuidado e não deixar ele brincar de cavalinho, por exemplo. Entretanto, pode ir à escola normalmente.

Ele comentou que muitas escolas não aceitam a criança com curativos, mesmo que o médico autorize. Entretanto, a escola do Flavio é realmente perfeita, já conversei lá e como lá tem enfermeira não tem problema nenhum (só levar a autorização do médico e informar todos os procedimentos).

Estou bem mais tranquila.
Abaixo, coloquei um textinho que peguei na internet (não lembro onde, tá?!), mas é exatamente o que o médico me explicou:

“HIDROCELE

O que é?
Hidrocele é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e envolvendo o testículo. Pode ser unilateral ou bilateral. As hidroceles podem ser congênitas ou adquiridas.
Como se desenvolve?
No feto, os testículos se situam no abdômen numa região chamada de retroperitônio.
À medida que o feto cresce, os testículos migram para baixo em direção ao saco escrotal.
Ao entrar no escroto, carregam camadas do peritônio (camada que reveste o abdômen), como se fosse um dedo de luva. Essa camada contém líquido (1 a 3 ml) que serve para lubrificar o testículo deixando-o móvel dentro do escroto.
O trajeto percorrido pelo testículo desde o retroperitônio até o escroto fecha-se com o tempo. Caso isso não ocorra forma-se um acúmulo maior de líquido em torno do testículo proveniente da cavidade abdominal. Assim são formadas as hidroceles nos pacientes pediátricos, variando de volume conforme o esforço ou posição do paciente.
Por esse canal de comunicação persistente entre abdômen e escroto podem também passar vísceras (intestino), formando-se, nesse caso, uma hérnia.
Já no adulto, as hidroceles são produto do desequilíbrio existente entre a formação e a absorção do líquido naturalmente existente ao redor do testículo. Isso pode ocorrer secundário a processos inflamatórios (epididimite, orquite, tumores) ou traumatismos. Cerca de 5 a 10% dos tumores de testículo apresentam-se acompanhados de hidrocele.

Como se faz o diagnóstico?
Nota-se um aumento não doloroso (mas muitas vezes desconfortável) do escroto uni ou bilateralmente. O aumento varia de dimensões (hidrocele comunicante).
Ao exame físico, percebe-se o aumento do volume do escroto impedindo a individualização do testículo. Com o auxílio de uma lanterna e em ambiente escuro, nota-se que o conteúdo do escroto transilumina, logo se trata de um conteúdo líquido e não sólido.
Caso haja dúvidas diagnósticas, uma ecografia escrotal pode ser solicitada.
Com isso teremos detalhes do testículo e visão dos demais componentes do saco escrotal.

Como se trata?
Nos recém-nascidos, pode-se adotar a conduta expectante. Muitas hidroceles nessa idade resolvem espontaneamente em 12 meses (fechamento espontâneo da comunicação).
Caso não resolva, ou se há progressão do volume ou presença de hérnia associada, o tratamento é cirúrgico. Geralmente a abordagem cirúrgica é na região inguinal.
No adulto a abordagem cirúrgica é pelo saco escrotal e várias técnicas existem para sua correção. Outra alternativa é a escleroterapia, na qual o conteúdo líquido da hidrocele é retirado e no seu lugar é colocado um líquido esclerosante visando causar o fechamento do espaço em torno do testículo por fibrose.”


Como a cirurgia já aconteceu, clique aqui para saber como foi o pré e pós operatório.


Priscila Casimiro
Mãe Sem Frescura

Comentários
43 Comentários

43 Comentários. Falta o seu comentário.:

  1. Ai Pri, que susto!!!! Olha, eu nem consigo me imaginar nuam situação dessas, é muito nervoso, muita ansiedade até se dar conta de que está tudo bem, né??? Um sufoco! Mas o importante é que ficou tudo bem, que tudo correu bem. Melhoras pra ele, viu?

    E muito importante as informações que vc trouxe, sempre aprendendo.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. O filhinho de uma colega minha tbm teve hidrocele e foi bem tranqüilo.
    Que bom que agora está tudo bem! Fique calma que vai dar tudo certo.
    Mil bjs e nos mantenha atualizadas.

    ResponderExcluir
  3. Ai coitadinho, tão pequeno né?
    Mas com certeza vai dar tudo certo, nós aqui estamos enviando energias positivas!
    Boa sorte!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. oi
    Eu e meu esposo estamos passando pelo mesmo problema,hoje descobrimos que nosso filho,Davi 2 anos,esta com o mesmo problema,estou desesperada...
    mais aqui consegui tirar algumas duvidas
    muuuuuuuiiitoooo obrigado
    bjus
    Jeovanna e Sérgio manaus/am

    ResponderExcluir
  5. Poxa que susto, mas que bom que foi tudo esclarecido e tudo será resolvido, nada como uma oração de mãe pra tudo ficar bem né!
    Desejo que ele fique otimo rapidinho...
    A e o Pedrinho ja até falou da cola (escola) hoje..é sinal q gostou né!rs
    bjs
    http://bebepedrocaparelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Priscila,
    imagino o seu sufoco. As vezes buscar informações na internet nos deixam mais aflitas.

    Que bom que já está diagnosticado. Vamos ficar aqui torcendo pelo sucesso da cirurgia. Tenho certeza que vai dar tudo certo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, menina...que desespero, hein?
    Estamos orando pra que a cirurgia seja tranquila e que o pequeno fique bem logo.
    Beijinhos,
    Bia Mello (continuo com problemas pra comentar nos blogs...coisa chata, viu?)

    ResponderExcluir
  8. URGENTE! Estou com um problema semelhante, tenho um carosso na bolsa escrotal, fiquei em dúvida em ser hérnia, mas não tem nada na minha virilha, fui ao médico e ele disse que é cisto de cordão ou cisto de epididimo, mas o estranho é que quando eu jogo bola sinto um incomodo na virilha depois.

    Priscila com relação ao seu filho, ele tem um carosso na virilha ou só na bolsa escrotal(saco)?

    Aguardo resposta, um abraço. Quem poder me ajudar ficarei grato.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Vitor.

    Não localizei o seu e-mail...
    O cisto do meu filho começou na virinha e depois vou descendo por saquinho. E hoje parece que não tem mais nada na virilha, e sim, no saquinho.
    Mas, qdo o médico examinou informou que também há na virilha, mas eu não consigo perceber.

    Realmente... deve ser hérnia (não sou médica), mas hérnia doi mesmo (o meu marido já teve).

    É bom vc consultar um médico, pois o caso é cirúrgico.

    Obrigada. Priscila

    ResponderExcluir
  10. Pri,

    Meu filho tem 3 meses de idade e descobrimos essa semana que ele tá com Hidrocele nos dois testiculos. Chorei bastante, pois quando ele nasceu acreditavamos q era apenas no direito. Na semana q vem iremos ao cirurgião dele mostrar a USG q foi pedida. Fiquei muito feliz com o seu blog, realmente a gente lê muita besteira na net. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  11. Pri,

    Fomos ao cirurgião e ele informou novamente que o q se deve ser feito agora é a avaliação de 3 em 3 meses e q uma "possível" cirurgia somente com 1 ano de idade. Gostaria de sua opinião como mãe neste questionamento.


    Desde já muito obrigada,

    Andressa

    ResponderExcluir
  12. Olá, Andressa!!!

    O médico deve ter razão, pq o seu bebê é muito pequeno. Mas, consulte outros médicos... vá em um, dois, três ou até dez... o importante é vc sentir segurança no que o médico diz.

    A hidrocele que o Flavio teve tb apareceu do nada e foi inchando sem parar... a cirurgia não foi urgente, pq o médico alegou que o Flavio não sentia dor, e por isso, tive que esperar 20 dias após o diagnóstico. Mas, não tenha dúvidas... vc precisa sentir certeza no que eles falam, e só assim... ficará tranquila.

    Se tiver em SP... indico o médico do meu filho Dr. Antonio Paulo Durante.

    Se precisar de algo... pode perguntar

    Bjs, Pri

    ResponderExcluir
  13. Priscila, gostei do que li, me filho tambem está com hidrocele, mas por enquanto obtou em acompanhar. Mas fiquei mas tranquila lendo o que vc escreveu

    ResponderExcluir
  14. Oi Pri...
    gostei muito do q li,hoje cheguei da consulta do meu filho ao cirurgião...com diagnostico,´´mae ele tem q fazer a cirurgia no saquinho``...fiquei tensa meu filho vai fazer 5 meses amanhã,16 de fev.2012...em 22 de março ele faz a cirurgia,perdir o chão mais lendo sua história me veio uma força!!Obrigada me ajudou muito.Bjs

    ResponderExcluir
  15. Meu filho tb está com o mesmo problema, estou marcado a cirurgia dele.

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, meu filho tem 5 meses, e fui ao melhor medico especialista indicado pela prediata, porem ele quer marcar a cirurgia sem pedir uma ultrasonografia ou coisa assim... fiquei meio insegura.....vcs que tiveram os filhos com o mesmo diagnostico o medico descobriu apenas examinando no consultorio???

    ResponderExcluir
  17. OI SOU GEISE E DESCOBRI NESSA SEMANA FAZENDO UMA CONSULTA PRA INICIAR O PROCESSO DE CIRURGIA PARA UMA CORREÇÃO DE HIPOSPADIA .QNDO A PEDIATRA DIAGNOSTICOU TAMBEM A HIDROCELE...FOI UM CHOQUE ..DE UMA CIRURGIA DE REPARAÇÃO,MESMO DE ESTICA ,A COISA SE AGRAVOU.MESMO A PEDIATRA DIZENDO Q ERA UMA CIRURGIA SIMPLES MEU CORAÇÃO DE MÃE NAO AGUENTOU....MAS GRAÇAS Á DEUS Q O MEIO DE COMUNICAÇÃO É MUITO RÁPIDO HOJE Q TEMOS A INTERNET AO NOSSO FAVOR ,MESMO QNDO LEMOS COISAS Q NOS DEIXAM AINDA MAIS AFLITAS....MEU PEQUENO DAVI TEM 4 ANOS,LINDO....
    OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO DADA ,ISSO FOI MUITO IMPORTANTE PRA MIM E COM CERTESA PRA MUITAS MAMAES...

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gente!!!

    É a Pri... então... fico feliz pelos comentários que vocês estão dando e pela ajuda que este post está fazendo na vida de cada uma de vocês...
    Respondendo a Daliane, levei o Flavio em 2 médicos... um pediu o exame e o outro falou (que fez a cirurgia) falou que não era necessário pedir os exames, pq o problema era claro. Mas, que como eu já tinha feito era bom para certificar. Fique tranquila... isso é mais comum do que se imagina... em junho faz 1 ano que o Flavio fez a cirurgia e ele está ótimo desde o dia seguinte da cirurgia... dá uma olhada no post http://maesemfrescura.blogspot.com.br/2011/07/medo-cirurgia-hidrocele-pre-e-pos.html

    Bjs, Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou muito aflita pricila pois meu filho so tem dois anos e o medico falou que o casoé sirugico, sera que posso esperar ele completar 4 anos,

      Excluir
    2. Olá. O melhor é fazer a cirurgia. O caso do meu filho com o passar do tempo o cisto foi aumentando. Fique tranquila com a cirurgia, pq é algo bem simples. Eu também fiquei desesperada como você... e depois dei risada de tudo (no bom sentido, claro)... a recuperação deles quando são pequenos é bem mais rápida... Qq coisa estou aqui. Bjs,

      Excluir
  19. Oi Pri...
    Meu filho tem 8 qnos e ano passado(exatamente 1 ano) e apos varios ultrassons foi diagnosticado cisto de cordão,mudei de médico e ele disse que não é necessario cirurgia (pelo menos não agora)e que pode ate desaparecer com o tempo.algum medico que vc consultou teve a mesma opiniao?
    obrigada
    kênia

    ResponderExcluir
  20. Olá, Kênia.

    No meu caso não foi dada esta opinião, pois o saquinho e a virilha estavam extremamente inchados... estava demais mesmo... era assustador... e a cada dia que passava o saquinho ficava mais inchado...

    Mas, procure outros médicos para que a dúvida não persista.

    Bjs, Pri

    ResponderExcluir
  21. Priscila , Boa tarde!

    Querida , obrigada pelo seu blog, me ajudou muito emocionalmente.
    Meu filhote Felipe de 3 anos e oito meses, fez cirurgia ontem de hidrocele e fimose, Está se recuperando, o mais indomodo mesmo é a fimose né? Mas Chorei muito antes agora graças a Deus é só alegria e bola pra frente.
    Obrigada. Beijos no coração.
    SANDRA DIAS.

    ResponderExcluir
  22. Priscila, boa tarde!
    Como vc me ajudou, estou desesperada, amanhã meu filho vai passar por as mesmas cirurgias que o seu filho passou... Agora estou mais tranquila.
    Bjus, Tati

    ResponderExcluir
  23. OLÁ PRISCILA,BOM DIA!!! MEU FILHO VICTOR DE 1 ANO E 6 MESES ESTÁ PRESTES A FAZER A CIRURGIA DE HIDROCELE,HÉRNIA E FIMOSE. ESTOU DESESPERADA E COM INSONIA PASSA MUITAS COISAS RUINS PELA MINHA CABEÇA QUERIA ESTÁ NO LUGAR DELE SÓ PRA ELE NÃO TER Q PASSAR POR ESSE SOFRIMENTO RSRSRS... COISA DE MÃE NÉ? MAIS DEPOIS Q ESTIVE LENDO SEU BLOG FIQUEI MUITO MAIS TRANQUILA! Q DEUS ABENÇOE VCS E Q A FELICIDADE MORE EM SUA CASA! UM GRANDE BJO NO FLÁVIO. MUITO OBRIGADO POR CONFORTAR MEU CORAÇÃO, VOLTO PRA CONTAR MINHA EXPERIENCIA.... vanessa rj jacaré

    ResponderExcluir
  24. oi, eu estou descobrindo agora o q está acontecendo com o meu bebe de 7 meses. Ele tem a parte esquerda da verilha com um certo volume, descobri quando ele tinha 1 mês de vida. Mais achei normal, pensei que fosse por causa das fezes, que nele eram um pouco rececado. Mais na semana passada uma irmâ da minha congregação me falou que poderia ser hérnia... Eu ezitei, disse que não era nada, só que fiquei na dúvida e então resolvi pesquisar na net. Foi ai encontrei vocês. marquei a consulta com a pediatra amanhã. Lá ela me informará direitinho o que está acontecendo com o meu pequeno que tanto amo. Obrigado por terem públicado essas informações. DEUS os abençõe!!

    ResponderExcluir
  25. oi meu nome e rafaela estou passando pelo um problema parecido minha filha tem hernia na virila ela tem do dos lado que o medico falou vou marcado a cerugia para o dia 10/05/2013 estou muito nervosa mas depois que lie o seu depoimento fiquei mas cauma e tambem pesquisei na internete e vie que e uma cerugia rapida ate no dia 10/05/2013 da rei a resposta como foi beijooo fica com deus..

    ResponderExcluir
  26. a minha filha de 3 anos tambem irá fazer cirurgia de hernia inguinal bilateral,estou muito aflita,choro toda hora,,mas depois de ler esse post confesso que me tranquilizei um pouco,que Deus abençoe todas as mamaes que estao passando por essa afliçao em seus coraçoes,,,bjs

    ResponderExcluir
  27. Estou passando pelo mesmo problema, daqui á um mês meu filho de 2 anos vai passar com o cirurgião pediátrico pra ver se ele precisa operar, obrigada por passar as suas experiências...Deus te abençõe!!!

    ResponderExcluir
  28. Estou passando pelo mesmo problema, daqui á um mês meu filho de 2 anos vai passar com o cirurgião pediátrico pra ver se ele precisa operar, obrigada por passar as suas experiências...Deus te abençõe!!!

    ResponderExcluir
  29. Oi gente meu nome é Gislene descobri que meu filho tinha hérnia Bilateral ele tinha 4 meses e com 7 meses fez a cirurgia...graças a Deus o médico era maravilhoso e exame feito só de sangue e cirurgia foi um sucesso eu fiquei muito tensa na época agora ele tá com 1 ano e 9m e tá com muita saúde!!!!Boa sorte pra mães que estão passando por isso que fiquem tranquila a cirurgia é simples e a recuperação é muito rápida bjão!!!!

    ResponderExcluir
  30. O meu pelo que parece está com sisto de cordão. Esta é a opinião da primeira cirurgiã. VOu em outros 2 pra fazer uma melhor de 3. Concordo com o relato do texto pois cada medico geralmente diz uma coisa. Entao melhor pesquisar. Em resumo: hidrocele é o acumulo de liquido no saco; hernia é quando o intestino desce; e sisto de cordão é uma bolota liquida que fica dentro do canal inguinal. Sao coisas diferentes mas que tem a mesma causa: a largura excessiva do canal e o aumento da pressao abnominal que faz com que as coisas desçam.

    ResponderExcluir
  31. Oi meu nome e chrisley e me encontro com meu filho com um cisto no saco escrotal, e estou desesperada. Gostaria de uma palavra amiga. Desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
  32. meu filho tem 3 anos e vai fazer a cirurgia o mês que vem mas achei estranho pq o médico disse que ele não precisa fazer um eletrocardiograma e nem uma consulta com anestesista antes será que não precisa mesmo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O meu filho também não fez este exame antes. Somente sangue e ultrassom. A anestesia foi geral no meu caso. Fique tranquila.... É uma cirurgia simples, mas sei o q está passando. Vai dar tudo certo. Bjs pra vc e seu pequen. Qq duvida... Pode perguntar. Priscila

      Excluir
    2. Obrigado Priscila, gostaria de conversar com vc...
      Vc tem facebook?

      Excluir
    3. Mandei o convite pra vc me add lá bjs

      Excluir
    4. Olá.
      Qual é o seu e-mail?
      Obrigada. Priscila

      Excluir
  33. Procurando desesperadamente algo sobre um inchaço que surgiu proximo da virilha do meu bebe de 6 meses, achei esse blogue... Acho que é o caso do meu bebe.Gostaria de tirar uma duvida com vc, na região inchada era dura tbm? Pois do meu bebe esta bem inchado e duro... Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Era durinho sim, mas o meu filho não sentia dor nenhuma. Procure um cirurgião pediatra. Bjs Pri

      Excluir
  34. Oi Priscila, obrigada por compartilhar o seu desespero, a sua experiência...sei muito bem o que é isso, mais confesso que vc me tranquilizou muito. Tenho um casal de gêmeos e no dia 11/03/2014 descobri que o meu filho que agora está com 1 ano e 5 meses está com HIDROCELE COMUNICANTE. Na segunda ele estava com o saquinho inchado...a escola informou na agenda, pois como saiu muito cedo p/ trabalhar é o meu marido que cuida das crianças de manhã e leva p/ escola eu não havia percebido. Na terça o levei ao pronto socorro, a princípio a médica desconfiou de hérnia + solicitou um ultrassom para tirar qualquer dúvida e o diagnóstico foi HIDROCELE COMUNICANTE. Já marquei um cirurgião pediatra p/ o dia 22/03/2014 (sábado), estava desesperada, chorei o dia todo + vc me confortou, obrigada! Quantos pontos o seu bebê levou de cada lado??? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvana. Fico feliz que o meu blog tenha te ajudado... E este mesmo é o objetivo... Ajudar as pessoas. A cirurgia e o pos operatório foram bem tranquilos. Quanto aos pontos, não tenho idéia... Mas é algo bem pequeno e foram pontos de plástica... Fica perfeito e na precisa tirar depois. Bjs Pri

      Excluir
    2. Olá priscila ,estou passando pela mesma situação a diferença é que aqui no interior as coisas são mais dofíceis .Meu filho foi diagnosticado como hudrocele mas que não precisaria operar com 3 anos ...o saquinho dele incha e desinha e passa muito tempo sem inchar ,não dói e nem dá febre .E essa semana inchou e me fez chorar bastante porque trabalho fora tambem e meu marido até saiu do trabalho dele pra cuidar deles e futucando por aqui achei seu blog e foi ótimo vou leva-lo novamente principalmente porque ele já tem seis anos e todos os comentários aí em cima são de crianças bem mais novas .Muito obrigada e que Deus te abençõe e abençõe toda sua casa .Um abraço Áurea .

      Excluir


Agora é com você.
Participe também do blog Mãe Sem Frescura